top of page
Foto do escritorraquel raq

Conheça um pouco da história do jovem e talentoso Chef João Paulo Dinis Fernandes


Sou João Paulo Dinis Fernandes, mineiro da cidade de Divinópolis, descendente de imigrantes portugueses.

Aos 22 anos de idade deixei nosso belo Brasil para ir atrás de novas oportunidades no velho mundo. Hoje com 27 anos moro em Londres onde e Chef de cozinha em um gastro pub na região central na terra da rainha. Nada foi fácil de começo na minha vida profissional em Londres.

Meu primeiro trabalho foi em um restaurante italiano na região de Chelsea, área rica inglesa onde naquele tempo eu ainda não falava a língua nativa. Trabalhei como lavador de pratos e ao mesmo tempo dando suporte aos chefes fazendo sobremesas. No meu primeiro dia já começaram humilhações do tipo preconceito, pois eu era um imigrante brasileiro. A ignorância reinava na cozinha, como em uma situação na qual fui solicitado pelo chefe para fazer uma sobremesa em caráter de urgência. Sem ter nenhuma experiência na área de confeitaria, fiz a tal sobremesa sem ter ideia de como fazê-la, ao apresentar ao chef, o mesmo lhe jogou o prato em meu rosto e disse, não temos espaço para pessoas como você, sem talento e capacidade, pegue suas coisas e suma, (usando linguajar que não seria conveniente escrever).

Após essa passagem foi trabalhar no gastro pub The Wilmington Arms, comecei pelo mais baixo cargo (lavador de pratos). Sempre foi interessado em aprender toda aquela mágica da cozinha, esforçando nas horas vagas, muitas das vezes trabalhando sem receber, apenas com o intuito de aprender. Várias vezes errei ao tentar fazer receitas mais complicadas mas meu Head Chef vendo aquilo lhe colocou em cursos de culinária conceituados na Inglaterra. Após essas e passagens trabalhei com Chef Michelin star e fui ganhando experiência e prestigio profissional. No meu primeiro ano fui premiado como destaque da companhia onde trabalho.

Hoje após ser transferido para um dos melhores gastro pubs em Notting Hill ( isso mesmo, aquele bairro do filme) e como sous chef desenvolve uma gama de pratos junto com a equipe do restaurante, comida europeia com uma pitada de brasileiridade. A Vida na cozinha em Londres não é nada fácil, com carga horária de até 70 horas semanais, sem descanso as vezes sem tempo para a família e lazer, mas o que move minha vida, é a Culinária.

Tenho planos de trazer um pouco do meu conhecimento para minha cidade natal, fazendo jantares beneficentes em prol de entidades necessitadas.

Agora com experiência de quase 5 anos darei dicas roteiros da vida na terra da rainha para os leitores da revista Xeque Mate.

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O RETORNO

Bem, é como dizem, quando o bichinho da gastronomia nos pica, não tem jeito e que assim seja. Iniciei minha jornada acadêmica em 2017,...

Comments


bottom of page