top of page

Pão de Viena



"No século 19, pela primeira vez, o pão foi feita apenas a de cerveja levedura e nova massa (sem massa de idade ). O primeiro observou ou aplaudido exemplo disso foi o imperial "doce fermentado Kaiser-Semmel " rolo da padaria Viena no " Paris Exposição Internacional de 1867 ". Estes rolos doces-fermentado faltava a acidez de ácido típica de Lactobacillus , e foram ditas ser popular e em grande demanda.

Antes deste tempo, padeiros estava usando fermentos old-massa, e eles descobriram que a aceleração dos últimos refrescos intervalos de descanso 'promovido o crescimento do fermento em uma corrida contra o tempo e que viria a ser aprendido eram números de lactobacilos esmagadora. Em algum ponto padeiros começaram a adicionar levedura de cerveja ou cerveja ou barm aos últimos refrescos, e gostei do resultado.

A escassez de levedura de cerveja para fazer pães-fermentado desenvolvidos quando cervejeiros lentamente transferido a partir de cima para fermentação de levedura de fermentação inferior (ambos de S. cerevisiae), de modo que o processo foi desenvolvido por Viena 1846. Em 1845, a Associação de Viena Bakers anunciou um concurso para a produção de uma levedura doce-fermentação, este prémio foi atribuído em 1850 para Adolf Ignaz Mautner de Markhof . Em 1867 a Exposição Paris foi dito para reconhecer a Padaria Viena como, "Em primeiro lugar no mundo."


"Em Viena fermento nunca é usado para fazer os rolos e pequenas mercadorias para as quais essa cidade é famosa. Padeiros vienenses utilizar qualquer levedura de cerveja ou um fermento, preparado por si só, de que a base é uma infusão de lúpulo."


A padaria Viena do ano exposição fez três tipos de pão: os rolos imperiais doces fermentado; trigo e centeio, bem como pães só de centeio; e uma grande variedade de pães de fantasia e bolos doces. Os rolos imperiais foram feitas com os graus mais finos de farinha, leite e água em uma razão de 50:50, a levedura de cerveja, e sal. Outros pães feitos com os mesmos graus de farinha alegou incluem: Teacakes , que acrescentou manteiga e podem ter excluídos da água em favor do leite; Gipfel ou bolo Pinnacle, que utilizado leite (sem água) e banha; e Brioche , feito com leite e açúcar." (Fonte Wiki/wiki/Viena)

Os créditos das informações são do Wiki/Viena.


Bem agora vou deixar aqui a receita do pão de Viena. É uma delícia e serve para fazer pão de hot dog ou hambúrguer. A criançada adora.


Ingredientes:

250 gr de farinha de trigo

6 gr de sal refinado

30 gr de açúcar

100 gr de fermento levain

180 ml de leite

24 gr de manteiga

8 gr de mel



Misture farinha, açúcar, o mel e o levain dentro de uma vasilha e abra um buraco no meio, acrescentando o leite.

Sovar a massa, acrescentar a margarina e deixar crescer por uma hora.

Após o descanso, acrescentar o sal, sovar e deixar crescer por uma hora

Formar bolinhas de 60 gr e deixar crescer, até dobrar de tamanho.

Asse em forno a 180°.

Obs: O tempo será de acordo com cada forno. Outra coisa é que não pincelei ovo, pois o mel ajudar dar cor.

Dúvidas, estou no instagram raquelpsantos_rps_


O Levain está na travessa.



Massa crescendo!!!!



Massa boleada e crescendo!!!!!!



Cresceu e agora, forno.



Pãezinhos lindo e fofinhos!!!

E viraram lindos hamburgueres.




Bem, não poderia deixar de falar do levain.

O Levain é quase um filho, pois temos a alimentá-lo todos os dias, além de outros cuidados. Sempre tive curiosidade em fazer, mas devido a vida corrida, nunca consegui, só que agora, não dá para dar mais essa desculpe e desde a semana passada, venho acompanhando as dicas do chef e resolvi cultivar o meu fermento.

Como já publiquei no blog, há vários tipos de fermentações, sendo o Levian, uma fermentação natural, onde misturamos, água, farinha e açúcar.

A receita de Levian do Chef, foi a seguinte:

1° dia: 50 gr de trigo integral + 50 gr de trigo branco + 60 gr de água + 5 gr de mel

2° ao 5° dia: 50 gr de trigo branco + 30 gr de água + 25 gr de pré levain. (fazer isso duas vezes ai dia).

Obs: Até o 5° dia, pode deixar fora da geladeira

A cada dia, deve-se descartar uma parte do que foi feito no dia anterior.

6° dia: Colocar na geladeira. O Levain está ativo.

Minha receita foi quase igual, usei aveia, mas no lugar do trigo integral e não descartei nada. Também reduzi as medidas pela metade, mas como podem observar nas fotos deu certo.

Ah, também não consegui esperar até o sexto dia, usei no quinto.

136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page