top of page

POLENTA NOSSA DE CADA DIA.




Antes da chegada de imigrantes italianos, já se consumia, no Brasil, uma forma de polenta de milho denominada angu, que pode ter a consistência de uma polenta firme ou cremosa, mas que nunca era grelhado ou frito. Existe, na Ilha da Madeira, um prato típico muito parecido, as papas de milho, que é consumido logo depois de cozido, a acompanhar peixe, ou então frito, a acompanhar a espetada madeirense de carne de vaca.

A polenta tem origem na região norte da Itália. Constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos. Era feita principalmente de farinha de aveia, mas podiam ser utilizadas farinhas de outros cereais como o trigo.

Sua textura varia bastante, de firme nas regiões de Veneto e Friuli-Venezia Giulia a cremosa na região de Abruzzi. A polenta sempre foi feita da mesma forma: com bastante esforço e paciência, misturando a pasta de milho em caldeirões de cobre aquecidos sobre o fogo.

Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com uma miríade de molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole.

Antigamente considerada "comida de pobres", a polenta, hoje, é usada em diversas casas e restaurantes, sem essa conotação.

Recentemente, a indústria alimentícia lançou polentas pré-preparadas, para serem feitas em refeições instantâneas. (Fonte Wikipedia).


BOLINHO DE POLENTA





MASSA

2 litros de água

400 g de fubá

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de sal

4 colheres (sopa) de amido de milho

MODO DE PREPARO

Em uma panela, leve a água ao fogo e acrescente o sal e a manteiga.

Quando iniciar a fervura, acrescente o fuba e mexa sem parar para não empelotar.

Deixe a polenta cozinhar por 30 minutos em fogo baixo.

Quando estiver desgrudando da panela, desligue o fogo e coloque a massa espalhada em uma superfície lisa e gelada (de preferência mármore).

Espere a massa esfriar e acrescente o amido.


OBS: Você pode substituir o amido por polvilho. Também pode acrescentar um pouco de purê de batatas na massa.

RECHEIO:

2 peitos de frango inteiro cozido e desfiado (reserve o caldo)

1 cebola média picada

1 tomate grande picado

½ pimentão amarelo

1 colher de sopa de azeite

sal e pimenta-do-reino a gosto

Queijo a gosto

PREPARO


Esquente o azeite e coloque primeiro a cebola e deixe dourar, em seguida coloque o tomate e deixe refogar por mais ou menos 2 minutos.

Coloque todo o frango desfiado e tempero a gosto, completando com sal e pimenta, aguarde alguns minutos até que todos os ingredientes se incorporem e deixe descansar.

Modele as bolinhas, coloque o recheio e frite em óleo bem quente.


Não precisa empanar.


Bom Apetite!!!!

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page