top of page
Foto do escritorraquel raq

POLENTA NOSSA DE CADA DIA.




Antes da chegada de imigrantes italianos, já se consumia, no Brasil, uma forma de polenta de milho denominada angu, que pode ter a consistência de uma polenta firme ou cremosa, mas que nunca era grelhado ou frito. Existe, na Ilha da Madeira, um prato típico muito parecido, as papas de milho, que é consumido logo depois de cozido, a acompanhar peixe, ou então frito, a acompanhar a espetada madeirense de carne de vaca.

A polenta tem origem na região norte da Itália. Constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos. Era feita principalmente de farinha de aveia, mas podiam ser utilizadas farinhas de outros cereais como o trigo.

Sua textura varia bastante, de firme nas regiões de Veneto e Friuli-Venezia Giulia a cremosa na região de Abruzzi. A polenta sempre foi feita da mesma forma: com bastante esforço e paciência, misturando a pasta de milho em caldeirões de cobre aquecidos sobre o fogo.

Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Pode ser recheada com uma miríade de molhos ou outros ingredientes, acrescentados enquanto ela ainda está mole.

Antigamente considerada "comida de pobres", a polenta, hoje, é usada em diversas casas e restaurantes, sem essa conotação.

Recentemente, a indústria alimentícia lançou polentas pré-preparadas, para serem feitas em refeições instantâneas. (Fonte Wikipedia).


BOLINHO DE POLENTA





MASSA

2 litros de água

400 g de fubá

2 colheres (sopa) de manteiga

1 colher (sopa) de sal

4 colheres (sopa) de amido de milho

MODO DE PREPARO

Em uma panela, leve a água ao fogo e acrescente o sal e a manteiga.

Quando iniciar a fervura, acrescente o fuba e mexa sem parar para não empelotar.

Deixe a polenta cozinhar por 30 minutos em fogo baixo.

Quando estiver desgrudando da panela, desligue o fogo e coloque a massa espalhada em uma superfície lisa e gelada (de preferência mármore).

Espere a massa esfriar e acrescente o amido.


OBS: Você pode substituir o amido por polvilho. Também pode acrescentar um pouco de purê de batatas na massa.

RECHEIO:

2 peitos de frango inteiro cozido e desfiado (reserve o caldo)

1 cebola média picada

1 tomate grande picado

½ pimentão amarelo

1 colher de sopa de azeite

sal e pimenta-do-reino a gosto

Queijo a gosto

PREPARO


Esquente o azeite e coloque primeiro a cebola e deixe dourar, em seguida coloque o tomate e deixe refogar por mais ou menos 2 minutos.

Coloque todo o frango desfiado e tempero a gosto, completando com sal e pimenta, aguarde alguns minutos até que todos os ingredientes se incorporem e deixe descansar.

Modele as bolinhas, coloque o recheio e frite em óleo bem quente.


Não precisa empanar.


Bom Apetite!!!!

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O RETORNO

Bem, é como dizem, quando o bichinho da gastronomia nos pica, não tem jeito e que assim seja. Iniciei minha jornada acadêmica em 2017,...

Comments


bottom of page