Prato tradicional da região de Valência, na costa leste da Espanha. A palavra tem origem do latim, Patella, uma bandeja usa antiga Roma, onde colocavam oferendas para os Deuses em rituais de fecundação da terra.
Surgiu como alimento dos camponeses, entre os séculos XV e XVI, quando saiam para trabalhar e levavam arroz, azeite e o recipiente para cozinhar, que era uma panela chamada Paella, cujo formato proporcionava uma cocção proporcional do alimento.
Como era um preparo típico do campo, nela era acrescida carnes de caça, de lebre, de pato, além de legumes da estação.
Com o passar do tempo, virou uma tradição e alcançou o litoral, onde frutos do mar como camarões, lulas, vôngoles, mexilhões, lagostins e polvo, tornando-o um prato misto (terra e mar)
É um prato festivo, mais famoso e tradicional da culinária espanhola, que os Espanhóis saboreiam em datas marcantes como: casamentos, aniversários, batizados, feriados religiosos e finais de semana. Seu preparo segue todo um ritual, pouco alterado desde a sua criação.
RECEITA
ARROZ 300g
CALDO DE PEIXE A gosto
FRANGO 200g • 110 kcal
MEXILHÕES 500g • 58 kcal
CHOCO 200g • 79 kcal
CAMARÕES 300g • 85 kcal
SCAMPI 200g • 71 kcal
CEBOLA 1 • 21 kcal
FEIJÃO VERDE 100g
ERVILHAS 80g • 48 kcal
PIMENTAS 2 • 79 kcal
TOMATE PARA MOLHO 150g
SAL A gosto • 0 kcal
PAPRIKA 1 colher de sopa • 305 kcal
SAFFRON 1 sachet • 310 kcal
ÓLEO A gosto
Como preparar uma paella mista
Comece preparando o peixe: limpe bem os mexilhões e deixe-os abrir numa frigideira com um copo de água. Quando estiverem abertos, retire-os do lume e guarde a água do cozimento. Limpe os camarões e descasque os camarões. Pegue as sobras de peixe e use-as para preparar o fumet de que vai precisar mais tarde. Corte os chocos em tiras e sele levemente numa frigideira com um fio de azeite. Limpe, corte e escalde o feijão verde. Limpe e corte os tomates. Limpe e corte os pimentões e pique a cebola. Por fim, limpe o peito de frango e corte-o em pedaços grossos. Pegue a paellera e comece a aquecer o óleo. Adicione o frango, uma pitada de sal e doure em fogo baixo. Adicione a cebola e espere dourar. Adicione os pimentões, ervilhas, feijão verde e tomate. Deixe cozinhar por alguns minutos para que os vegetais tenham sabor. Degelasse com o caldo de peixe e deixe cozinhar, acrescente a páprica e o açafrão. Neste ponto, despeje o arroz e distribua uniformemente. Após alguns minutos, junte os camarões, os chocos grelhados, os camarões e os mexilhões e cubra com o caldo. Deixe cozinhar por 16/18 minutos, mexendo delicadamente até que o arroz esteja cozido e os ingredientes amolecidos. A paella mista estará pronta quando o caldo tiver secado, sem secar completamente.
Variantes
A paella é uma receita tradicional que ao longo do tempo encontrou várias variações: se é amante de carnes e de sabores fortes, experimente a versão valenciana, um triunfo do paladar.
Comments