Durante minhas pesquisas, descobri que a comida é muito mais do que ingerir alimentos. A comida nos trás conforto, memórias e muitas coisas boas e incríveis.
Vivências gastronômicas, nos ensinam muitas coisas sobre a cultura de um povo, então se joga na gastronomia sem medo de novas experiências.
Hoje, meu texto é sobre o PAVÊ, um doce considerado com alguns chefs, como vintage, retro ou simplesmente antigo e fora de moda, mas que para mim é uma delicia, uma viagem no tempo de infância.
Mas, qual a história do Pavê?
Bora lá que já vou contar.
O PAVÊ
Também conhecido como Torta de Bolacha, sua origem é brasileira e o nome reporta a palavra francesa pavage, cujo significado é pavimento, segundo o site Wikipedia, isso porque o doce é feito em camadas como pavimentos.
Muitos acham que o Pavê é um doce inspirado no Tiramisu, de origem italiana, porém a criação do Tiramisu foi criado na década de 60 e a primeira receita de Pavê, surgiu na década de 30.
Outros acreditam que a criação do Pavê vem do doce Genoise, um de bolo em camadas da região de Genova, mas o pavê é oficialmente um doce brasileiro.
Apesar de não ser um bolo, o Pavê brasileiro ficou em 3 lugar no ranking dos melhores bolos do mundo. A lista foi elaborada pelo site TasteAtlas.
PAVÊ DELICIA
Receita enviada por dona. Cecy Maria Vasques, residente na Rua Alves Ribeiro, 282 , Casa 18, São Paulo.Rua Alves Ribeiro, 282 , Casa 18, São Paulo.
IN G R E D IE N T E S :
600 gramas de creme de leite,
200 gramas de manteiga sem sal,
200 gramas de Açúcar UNIÃO ,
300 gramas de biscoitos tipo Maizena,
4 gemas
150 gramas de amendoim torrado e moído bem fino.
MODO DE FAZER:
Bata a manteiga com o açúcar até clarear, acrescente as gemas uma a uma, batendo sempre. Junte a massa o amendoim e o creme de leite, aos poucos e alternadamente, batendo sempre. Unte com manteiga uma fôrma média de vidro pirex e coloque alternadamente um a camada de creme e uma camada de biscoitos. A primeira e a última camadas devem ser de creme. Leve à geladeira de véspera.
É um pavê realmente delicioso !
Essa receita foi retirado do primeiro caderno contendo as primeira 30 receitas União, Pela foto da capa, a publicação deve ter acontecido por volta do final da década de 40 inicio da década de 50, ou seja, essa deve ser uma das primeiras receitas de Pavê.
É pavê ou pacumê?
Quem nunca fez ou escutou essa piadinha?
O tio do pavê é aquela figura que toda família brasileira tem e que insiste em fazer piadas ruins. Seu nome está diretamente ligado a "piada do pavê", frequentemente dita por esses familiares: "é pavê ou pá cumê?". É popularmente dito que toda família tem um tio do pavê, e que um tio do pavê sempre está presente em festas de fim de ano, ou seja, Natal e Ano Novo. O tio do pavê também é descrito como "aquele tio meio inconveniente, escandaloso e às vezes exagera na ingestão de álcool, um beberrão. Em dezembro de 2019, a cerveja Skol lançou uma embalagem com os dizerem "Skol pabeber, a Puro Malte que não é só pavê".
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
https://www.estadao.com.br/paladar/pave-brasileiro-fica-na-terceira-colocacao-em-lista-de-melhores-bolos-do-mundo/ <ACESSO EM 05/07/2024>
https://fazendoanossafesta.com.br/2022/11/flork-natal-kit-digital-em-png-de-65-arquivos-para-baixar.html/pave-ou-pa-cume-ele-flork-natal/ <ACESSO EM 06/07/2024>
https://uniao.com.br/wp-content/uploads/sites/15/2020/10/1-caderno-30receitas.pdf <ACESSO EM 06/07/2024>
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pav%C3%AA <ACESSO EM 04/07/2024>
Comments