top of page
Foto do escritorraquel raq

CHEF'S BRASILEIROS - PARTE I

Atualizado: 27 de set. de 2020

Chef Paulo Silva - Um chef para chamar de seu.



Recebi o convite da aluna Raquel, criadora da Rconchetto, consultoria em gastronomia, para falar um pouco do meu trabalho. Ela já foi minha aluna no curso da Eduk, Finger food para eventos. Além de apresentar o meu trabalho, o convite tem por objetivo, mostra um pouco da diversidade que temos dentro da gastronomia. Ache a ideia interessante e agradeço o convite.


Nasci em Pernambuco e vim para São Paulo, onde comecei a trabalha muito cedo como ajudante de cozinha em restaurantes. Conforme fui sendo promovido na cozinha e pegando o gosto pela coisa, iniciei várias especializações na área. Sou formado em gastronomia, pelo Senac Campos do Jordão, local onde morei durante dois anos. Depois retornei para São Paulo, fui chef executivo do restaurante Malagueta, chefiei a cozinha da Hípica de São Bernardo e hoje me dedico exclusivamente ao trabalho de Personal Chef.


Sou especialista em Alta Gastronomia e Cozinha Contemporânea e ofereço um serviço diferenciado com menus personalizados para cada cliente, atendendo assim os mais exigentes paladares“.


Alguns dos meus serviços são:


Casamentos


Sempre tenho uma ótima sugestão para os menus dos eventos que sou contratado, pois a comida sempre ocupou um papel importante nas recepções de casamento.


A moda agora é mini Weddings e a alta gastronomia, é parte integrante de todo tipo de comemoração, desde uma pequena festa Intimista a um grande evento.



Chef em Casa


Sou Personal Chef, capacitado na área de gastronomia que oferece o serviço de Chef de cozinha em domicílio. Tenho muitos anos de experiência e procuro atender da melhor forma possível na sua casa ou qualquer outro local específico.


Eventos Corporativos


Servido entre uma pausa de um evento corporativo, o Coffee Break pode ser o momento ideal para fazer networking, além dos benefícios e da importância de uma pausa após algumas horas de atenção.


Os menus são preparados com opções práticas, equilibradas e saborosas e uma dica de menu inclui vieiras grelhadas no limão, creme de mandioquinha, um delicioso risoto de camarões e de sobremesa Mil folhas de frutas vermelhas e creme de vanilla e Sorbet Limone.


Um pouco de história


Bem após esse incrível depoimento do Chef, vou contar um pouquinho da história de um de seus deliciosos pratos. O escolhido foi Mil folhas de frutas vermelhas e creme de vanilla e Sorbet Limone.






Mil folhas. Um pouco de história, por trás de um doce tão charmoso.

O Mille-feuille ou mil folhas é um doce feito por massa folhada, em três camadas de folhas e creme de confeiteiro, polvilhado com açúcar impalpável e pode ser acrescido de frutas vermelhas.


Foi criado em 1651, por François Pierre de La Varenne, mas só virou mania nacional na França em 1867, quando o renomado confeiteiro Adolphe Seugnot, abriu uma loja no centro de Paris e começou a vender o doce.


Outras literaturas dizem, que o Mil folhas é o nome de alguns doces de Portugal, que sem inspirados no Mille-Feuille e no Napoleão, esse de origem russa, criado em 1912.


Outro dizem que o grande Chef Antonin Carême (1784 – 1833), dentre outras invenções, criou o bolo mil folhas. Apesar da massa folhada já ser conhecida pelos gregos e árabes, o bolo mil folhas de Carême foi inventado por ele após dobrar 729 camadas de massa e outras 729 de manteiga que, umas sobre as outras, têm um visual de mil folhas.

UMA ANTIGA RECEITA DE MASSA FOLHADA: A ANTIGA “PUFF PASTE” INGLESA.

A receita de “puff paste” (massa folhada) de Gervase Markham é um hibrido entre massa folhada e massa de folha.


Para a feitura de uma massa folhada de melhor espécie, use a mais fina flor de farinha de trigo depois de tostá-la brevemente no forno. Mistura-a bem com ovos, claras e gemas juntas. Depois de bem sovada a massa, estende com o rolo uma parte dela, deixando-a tão fina quanto te aprouver, e passa manteiga fria sobre a mesma. Sobre a manteiga, estende outra parte da massa como fizeste antes, e reveste-a de novo com manteiga; e, assim estende folha sobre folha, entremeando-as com manteiga, até que a massa adquira a espessura que desejares. Usa-a para cobrir qualquer carne assada ou para fazer torta de carne de caça, torta florentina e torta de frutas; e leva-a ao forno.

- The English Housewife, 1615


E para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho do Chef é só acessar:


https://meubistro.com/chef/proartmidias/cardapios/?min_price=15&max_price=50




Referências





McGee, Haroldo. COMIDA & COZINHA – Ciência e Cultura da Culinária. 2ª ed. São Paulo Ed. Wmf Martins Fontes, 2014

114 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page