Chef Paulo Machado - Do Pantanal para o Mundo!
Meu nome é Paulo Machado, sou Mestre em Hospitalidade pela Universidade, chef de cozinha e proprietário do Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado em Campo Grande - MS, especializado em palestras, cursos, consultoria e eventos nacionais e internacionais na área de cozinha brasileira desde 2010. Graduado em Direito e pós-graduado em Direito Ambiental pela PUC-SP e em Gastronomia pela Universidade Anhembi Morumbi. Em 2006 cursei o programa de cozinha francesa do Institut Paul Bocuse em Lyon – França.
Achei interessante o convite em postar um artigo a meu respeito no blog do Rconchetto, consultoria em gastronomia, pois é muito importante a divulgação dos projetos dos chef's fora das cozinhas.
Trabalhei em diversos restaurantes no Brasil e no exterior com destaque para o Bar Uriarte, Argentina, Season, França e Martin Berasategui Espanha, sendo este último três estrelas no Guia Michelin.
Em 2008 trabalhei como supervisor de pesquisas do Centro de Pesquisas em Gastronomia Brasileira em São Paulo. Sou professor de gastronomia em Universidades do Brasil, dentre elas já lecionei na Faculdade Senac Pernambuco, graduação em gastronomia e pós-graduação em nutrição da UAM. Membro do Slow Food desde 2007, dou aulas de gastronomia brasileira no projeto social Gastromotiva que capacita alunos de baixa renda ao mercado da restauração em São Paulo.
Em 2009 recebi aporte para pesquisa em cozinha pantaneira pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, o que resultou no registro de 50 receitas locais, bem como vídeo documentário de 20 minutos sobre o tema, intitulado: “Cozinha Regional Pantaneira”.
Em 2011 foi mediador pelo segundo ano consecutivo do projeto Memórias e Sabores Culturais do SESC – SP e participei como co-autor de três publicações na área de alimentação, com destaque para artigo no livro: “Formação em Gastronomia, aprendizagem e ensino” da Ed. Boccato.
Participei de programas de televisão divulgando receitas nacionais e internacionais e na web é chef de cozinha do site Tudo Gostoso, onde demonstra de forma didática 125 receitas caseiras e já foi acessado por milhões de pessoas. Assina o blog www.chefpaulo.zip.net e o site www.ipaulomachado.com.br.
A convite do Itamaraty representei o Brasil na 1a Expo-Brasil na África Oriental em Nairobi, Quênia em 2011. No mesmo ano estive também no Peru e no Uruguai, fazendo parte da comitiva da Chef Mara Salles. Em 2012 participei de festival de cozinha brasileira na Etiópia. Apresentei aula de ingredientes brasileiros no Institut Paul Bocuse em Lyon, França.
Em Agosto de 2102 ano realizei em conjunto com a Embaixada do Brasil em Bangkok o I Festival de Cozinha Brasileira na Tailândia. Em Setembro de 2102 estive nos Estados Unidos, onde ministrou a aula-show: “Tastes of Brazil” dentro do evento bienal Community Day, realizado pelas Universidades de Shady Grove no Estado de Maryland – EUA.
No início de Novembro 2013 participei em conjunto de outros 8 Chefs latino- americanos do evento: Amazonía: El otro Sabor, em Lima no Peru. E durante a última quinzena de Novembro realizei o I Festival de Cozinha Brasileira no Kuwait, em conjunto com a Embaixada do Brasil no Kuwait e o Hotel Missoni.
Em Fevereiro de 2013 assinei menu brasileiro do jantar de gala para APEX em Dubai, em decorrência da participação do Brasil na GulFood, Oriente Médio.
Em Abril de 2014 realizei o Brazilian Food Week no Hotel Radisson Blu de Roma. E o Festival de Cozinha Brasileira de Beirute. Em Dezembro de 2014 dei aulas de cozinha brasileira no Le Cordon Bleu – Líbano.
Chef Paulo Machado – Na Mídia
(arquivo do Chef Paulo)
Vencedor do Prêmio Dólmã 2015, O Prêmio Nacional Dólmã é a reafirmação, o reconhecimento e a valorização do trabalho e da dedicação dos profissionais que se destacam na área gastronômica e que contribuem para o aquecimento da economia brasileira.
Meus projetos
Instituto Paulo Machado
O Instituto de Pesquisas em Alimentação Paulo Machado abre sua frente de trabalho em Janeiro de 2010. Sediado em Campo Grande, cidade que guarda entre suas qualidades ser porta principal conhecer as belezas do Pantanal e capital de Mato Grosso do Sul, estado brasileiro que recebe muitos turistas também, em busca das belezas naturais da cidade de Bonito.
http://www.ipaulomachado.com.br
Brasil Food Safaris
A Brasil Food Safaris realiza viagens para lugares exclusivos com foco na gastronomia local. Escolhemos destinos com relevância cultural e fazemos dos ingredientes e das técnicas de cozinha o principal atrativo. Nossos roteiros incluem aulas práticas com cozinheiros locais, visita a mercados para reconhecimento e compra de ingredientes, visita a atrativos turísticos, passeios pela natureza e pelo habitat da população local e refeições em restaurantes de chefs renomados. A programação é elaborada com foco no interesse comum dos participantes: a gastronomia.
Muito bom conhecer a respeito dos nossos chef's!!!!
Mas, o chef Paulo não para por ai não, em breve irá lançar um livro “Pantanal: Comitiva de Sabores”, que aborda temas variados como, comida Indígena, comida da fazenda, comida de comitiva, comida da cidade, etc.
Como seu livro inclui algumas receitas, resolvi fazer uma pesquisa e contar a história de algumas delas.
MACARRÃO DE COMITIVA
É um prato típico do pantanal, feito de uma forma bem diferente do macarrão tradicional, mas fácil e pratico.
O macarrão é frito e não cozido e nele são acrescidos ingrediente como, carne de sol, queijo caipira curado, suco de laranja, etc.
Ingredientes
500 g de carne de sol dessalgada
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
2 colheres (sopa) de banha de porco
½ cebola picada
2 dentes de alho picados
2 tomates sem pele
E sem sementes picados
1 colher (sopa) de colorau
1 pacote de espaguete (500 g)
Suco de 1 laranja
½ maço de cheiro-verde picado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
PREPARO
Corte a carne de sol em cubos pequenos. Aqueça o azeite com a banha e doure a carne. Junte a cebola, o alho, o tomate e o colorau; refogue mais um pouco. Acrescente o espaguete quebrado ao meio. Misture, refogue, adicione o suco de laranja e ½ xícara (chá) de água e cozinhe até secar. Repita o processo, adicionando mais ½ xícara (chá) de água, até o macarrão ficar cozido. Tempere com sal e pimenta-do-reino, finalize salpicando o cheiro-verde e sirva.
Leia mais em http://brasilagosto.org/macarrao-de-comitiva/
Commentaires