Por Natália Pereira
Quem nunca comeu uma bela fatia de Bolo Prestígio?
Ah, na minha infância era um dos bolos mais esperados. Lembro que íamos para casa da minha vó, eram muitos netos e minha tia ou minha prima, fazia o bolo, que muitas vezes, era comido ainda quente.
A calda de chocolate brilhante, fazia com que ficássemos ao redor da mesa, esperando aquela raspinha que sobrava na panela.
Segundos relatos da nossa querida Natália, essa receita foi sua mãe quem ganhou, quando trabalhava na escola no bairro Colônia, em São Paulo, capital. Desde então, ela começou a fazer a receita e em todos os aniversários dos filhos e sobrinhos, pois ama o esse bolo.
Mas, toda receita sem sua origem e então qual a origem desse bolo, tão deliciosa e de tantas boas recordações?
UM POUCO DE HISTÓRIA
Segundo relatos da história, a parceria entre bolo & chocolate, vem de longa data, a pelo menos uns 300 anos e de lá para cá, ganhou inúmeras variações.
O bolo nasceu provavelmente no Egito Antigo, onde era preparado como pão adoçado com xaropes de frutas, tâmaras e passas. Mais tarde, no período renascentista, a iguaria foi aperfeiçoada pelos romanos, que dominavam a técnica da fermentação. Eles a batizaram de bolo por causa do formato redondo, vindo de bola.
No dicionário, prestigio: s.m. Valor sócio-cultural positivo atribuído a um indivíduo ou a um grupo.
Grande influência exercida por pessoa ou coisa sobre outra ou outras pessoas.
Fig. Sedução, fascinação; poder de atração.
A receita não tem uma história, mas posso dizer que um significado além de muita tradição. A essa combinação foi dado o nome de Prestígio por um grande fabricante de chocolates. E não é pra menos, pois o chocolate que leva esse nome tem grande poder de atração, de sedução, de fascinação!
Poucas pessoas se dão ao luxo de desprezarem tal alquimia. Prestígio é sinônimo de coisa gostosa, de sobremesa que enche a boca de água.
Inúmeras são as receitas que levam esse nome. Basta uma rápida pesquisa nos sites de gastronomia, ou nos velhos cadernos receitas de nossas avós e tias, para encontrarmos uma grande variedade de sobremesas que carregam esse nome.
Então, o que achou?
Uma bela história, onde o gosto do bolo vai muito além de uma garfada. O sabor do bolo prestígio traz lembranças, saudades e muita, mas muita felicidade em recordar momentos tão lindos.
RECEITA
INGREDIENTES
4 ovos. As claras em neve
02 copos de açúcar
02 copos de farinha de trigo
01 copo de leite
03 colheres de leite
03 colheres de chocolate
01 colher de fermento em pó
RECHEIO
06 colheres (sopa) de açúcar
1 ½ copo de leite
1 pacote de sococo
Misture tudo e leve ao fogo para ferver. Junte ½ lata de leite condensado. Deixar secar um pouco
COBERTURA
Bata no liquidificador ½ pacote de manteiga ou margarina, 03 colheres de chocolate e ½ lata de leite condensado.
Essa é a receita original enviada por nossa colaboradora, Natália Pereira.
Bem, agora vou fazer o bolo e logo posto como ficou.
E você, tem alguma receita de memória afetiva?
Manda para mim, prometo cuidar bem dela.
rconchetto@gmail.com
Comentarios